Bach na América Jesuíta
sáb., 20 de abr.
|Teatro Unisinos
Concerto de câmara com música da América jesuítica no dia 20 de abril de 2024 em Porto Alegre.
Horário e local
20 de abr. de 2024, 20:00 – 21:00
Teatro Unisinos, Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista, Porto Alegre - RS, 91330-002, Brasil
Sobre o evento
INGRESSOS
Preço de R$20,00 a R$340,00.
Meia entrada disponível excluisvamente para os ingressos no Setor 2, Setor 3 e Galeria, cumprindo a cota de 40% determinada por lei.
Confira quem tem direito à entrada na nossa Política de Meia Entrada.
Cupons de descontos disponíveis para alunos e integrantes das seguintes instituições: Unisinos, Instituto de Artes da UFRGS, AMRIGS, SIMERS, Associação de Amigos do Teatro São Pedro, Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Associação Amigos da OSPA, Fundação Médica e Clube 25 de Julho.
Entre em contato com sua instituição ou requeira através do nosso WhatsApp de atendimento.
SOBRE O CONCERTO
Fernando Cordella, cravo e direção
Cintia de los Santos, soprano
Giovani dos Santos, violino barroco
Marcio Cecconello, violino barroco
Diego S. Biasibetti, viola da gamba
Alexandre Ritter, violone
Prepare-se para viajar no tempo com a Bach Society Brasil: voltaremos ao século XVIII para explorar a música que ecoava nas Missões Jesuítas da América. Sob a direção do cravista Fernando Cordella e participação da soprano Cintia de los Santos, o Ensemble Bach Brasil irá apresentar um programa com obras sacras e profanas que eram tocadas nas missões jesuíticas, conectando compositores italianos e germânicos a Johann Sebastian Bach. O concerto inicia com uma suíte de Pachelbel e peças de Buxtehude, verdadeiros modelos formativos para Bach e cujas obras sabemos presentes na prática missioneira. Abordaremos o encontro da tradição europeia com a música dos povos originários da América através da música de compositores jesuítas italianos importantes que viveram e fizeram música nas missões do Novo Mundo, como D. Zipoli e Ignazio Balbi, que utilizaram temas e influências locais em suas criações.
O quadragésimo terceiro concerto da série Bach Brasil tem realização da Bach Society Brasil com financiamento de seus mecenas e apoiadores, e conta com o apoio da Unisinos, Goethe Institut, Instituto Ecossis, EROICA_música e Carangacci música.
PROGRAMA
Johann Pachelbel (1653 – 1706)
Partie Suite em Mi menor, P.373
- Sonata
- Aria
- Courante
- Aria
- Chaconne
Dieterich Buxtehude (1653 – 1706)
Cantata “Herr, Wenn ich nur Dich Hab", BuxWV 38
Sonata em Dó Maior, BuxWV 266
- Adagio
- Allegro
- Adagio
- Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Aria "Ruhig und in sich zufrieden", da Cantata BWV 204
Trio Sonata em Sol Maior, BWV 1039
- Adagio
- Allegro ma non presto
- Adagio e piano
- Presto
Anônimo Chiquitano do Séc. XVIII
(Atribuído a D. Zipoli e Martin Schmid)
- Fidelis Servus
- Serve Bone
- Beatus ille Servus
Ignazio Balbi (1720 – 1775)
Sonata Chiquitana IX, "Pastorela", AMCH 269
- Allegro Assai
- Andante Spirituoso
- Allegro
SOLISTAS
CINTIA DE LOS SANTOS
soprano
Cintia de los Santos é Cantora intérprete, Soprano Lirico Brasileira, natural de Porto Alegre, Licenciada em Música com habilitação em Piano, Bacharela em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestra em Ópera pela Universidade de Hattiesburg, Mississippi, Estados Unidos.
Entre 2000 e 2008 obteve experiência artística como solista convidada na França, China, Estados Unidos e Japão.
É protagonista de obras significativas do repertório erudito, tais como “Carmina Burana” (Carl Orff), “Messias” (G.F.Haendel), “Paixão Segundo São Mateus” e “Paixão Segundo São João” e “Magnificat” (J.S.Bach), “Magnificat” (John Rutter), dos espetáculos “Beatles Magical Classical Tour”, Musical “Chimango” (Artur Barbosa), Opera “As Bodas de Figaro”, “Orfeo Dolente” de Domenico Belli, “Dido e Enéias” de Henry Purcell, “Gloria” de Antonio Vivaldi, “Fantasia Coral” de L. van Beethoven, entre outras.
Entre 2019-20 lançou o álbum no formado “CD SERENATA” com canções para Soprano e Fortepiano, sob o financiamento do Projeto FUMPROARTE, que lhe rendeu, em 2020, o Prêmio Açorianos de Música como Melhor Intérprete de Música Erudita do ano.
FERNANDO CORDELLA
direção artística e cravo
É considerado um dos cravistas mais ativos de sua geração na América Latina. Em 2015 recebeu o prêmio TOYP JCI Brasil como a figura mais expressiva no Brasil do ano, na categoria “Êxito Cultural”. Diretor artístico e maestro titular da Sociedade Bach Porto Alegre e Bach-Brasil. Desde 2016, é o professor da classe de cravo da EMMSP – Escola Municipal de Música de São Paulo e um dos coordenadores da Oficina de Música Barroca da mesma instituição.
Tem atuado fortemente como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior. Atuou sob direção de: Peter van Heyghen, Nathalie Stutzmann, Luiz Otávio Santos, Michaela Comberti, Olivia Centurioni, Bart Naessens, Roman Garrioud, Juan Manuel Quintana, Rodolfo Richter, entre outros.
Iniciou seus estudos com a pianista Dirce Knijnik, e no cravo teve Nicolau de Figueiredo como seu principal mestre. Vencedor do Prêmio Açorianos 2011 como melhor intérprete da categoria música erudita pelo disco “CRAVOS – de Frescobaldi a Mozart”.
CRÉDITOS:
Direção artística: Fernando Cordella
Direção audiovisual: Caio Amon
Direção e Engenharia de som: Fabiano Cordella
Direção de produção: Ilton Carangacci
Direção de Fotografia: Caio Amon
Assistência de produção: Eduarda Piltcher
Montagem e Arte gráfica: Marcelo Freire
Assessoria de Imprensa: Carangacci música
Produtora audiovisual e de conteúdo: EROICA conteúdo
Presidente da Bach Society Brasil: Bernardo Frederes Krämer Alcalde
Secretariado administrativo: Alexander Kleine
Financiamento: Mecenas e apoiadores da Bach Society Brasil
NOSSOS APOIADORES
MECENAS
- Arthur Hertz
- Fabiano Saraiva
- Fábio Ramos
- Fernando de Abreu e Silva
- Gilberto Schwartsmann
- Nelson S. Dvoskin
- Sonia Pacheco Sirotsky
APOIADORES
- Aderbal Amorim
- Aldo Luiz Duarte
- Alexandre Schmidt Nanni
- Ana Lúcia Rassi
- Ana Raquel Salgado
- Angelo Alberto Viero
- Beatriz Fontana
- Beatriz Tavares Franciosi
- Bernardo Frederes Krämer Alcalde
- Betina Fritsch
- Betina Z. Goldani Serrano
- Camilla Zahn
- Camila Machado
- Carla Hunsche
- Carolina Fonseca
- Carmen Citrin
- Clarisse Schneider
- Caudia Beylouni Santos
- Dania Damiani Branco
- Denise Roos
- Doris Maria Schneider
- Elda Pires
- Erica Schultz
- Fernanda Chiarello Stedile
- Flávio Ricardo de Abreu Fialho
- Flávio Sehn
- Flávio Shansis
- Gladis Falavigna
- Heitor Inhaquites
- Heloísa Lima Abreu
- Iara Jalfim
- João Luiz Franciosi
- João Paulo Bittencourt Cardozo
- Jonas Badermann de Lemos
- José Roberto Goldim
- Lenita Wannmacher
- Linjie Zhang
- Lorenzo Filippin
- Luciana Karine de Souza
- Luiz Fernando Laser
- Judith Martins-Costa
- Marcello André Barcinski
- Marcelo Goldani
- Marcelo Gus
- Marcia Ferreira
- Marcia Santana Fernandes
- Maria Alice Buchele Bechtel
- Maria Salete Chiuchetta
- Maria Eunice Maciel
- Maria Zelia Peretti
- Mariana Paim Santos
- Marisa Eizirik
- Matheus Bazzo
- Mauro Pontes
- Miguel Fayet Trein
- Monica Blaya de Azevedo
- Náira Michel
- Nelmo Silveira Menezes
- Patrícia Martins Moura
- Patrícia Rondini
- Raul Hartke
- Regina Orgler Sordi
- Ricardo Barbosa Lima Faria Corrêa
- Sergio Lewkowicz
- Terezinha Licks
- Valeska Fasolo
- Walter de Andrade
Ingressos
VIP
Poltronas nas primeiras filas da plateia
R$ 340,00Taxa de serviço de R$ 8,50Vendas encerradasSetor 1 Premium
Poltronas localizadas na metade frontal da plateia
R$ 140,00Taxa de serviço de R$ 3,50Vendas encerradasSetor 2
Poltronas no meio da plateia
De R$ 40,00 até R$ 80,00Vendas encerradas- R$ 80,00Taxa de serviço de R$ 2,00
- R$ 40,00Taxa de serviço de R$ 1,00
Setor 3
Poltronas no final da plateia
De R$ 20,00 até R$ 40,00Vendas encerradas- R$ 40,00Taxa de serviço de R$ 1,00
- R$ 20,00Taxa de serviço de R$ 0,50
Galeria
Assentos nas galerias laterais do primeiro andar
De R$ 20,00 até R$ 40,00Vendas encerradas- R$ 40,00Taxa de serviço de R$ 1,00
- R$ 20,00Taxa de serviço de R$ 0,50